24/05/2016 0 Comments AUTHOR: Ilma Vieira Silva CATEGORIES: Palestras, Vida Cristã Tags:, , , , , , , , , , , ,

A BÍBLIA – O LIVRO DA FAMÍLIA

Por que devemos ler a Bíblia constantemente?  Ela é a nossa regra de fé e  de conduta.  ´

É a orientação de Deus para o viver diário.  Ela nos ensina a viver uma vida que agrada a Deus, uma vida feliz. O livro de Salmos nos ensina a louvar a Deus: Sl. 103:1; Provérbios, o livro da sabedoria nos ensina a ser filhos obedientes, crentes fiéis, cooperadores, etc. Prov. 3:1.  Muitas outras passagens nos ensinam que devemos guardar a Bíblia em nosso coração, lendo-a, memorizando versículos, e aplicando-a às nossas vidas.

Uma menina estava observando sua mãe ler a Bíblia e perguntou::

“ Mamãe, porque a senhora lê tanto a Bíblia?  E a mãe lhe respondeu:

–  Filha, porque você toma leite e come pão todos os dias? E a menina respondeu:

–  É claro que eu tenho que comer, porque sem comida eu ficaria com muita fome e poderia até morrer…

–  É verdade, mas além dos nossos corpos físicos que precisam estar vivos, temos algo mais:  dentro do nosso corpo  está a alma que também precisa estar alimentada.

–  Ah! Agora entendo! Precisamos ler a Bíblia todos os dias para alimentar nossa alma, assim como alimentamos nosso corpo.

–  Sim,. Se eu não tomasse café, almoçasse, nem jantasse , o que você pensaria?

–  Eu logo pensaria que você estava doente…

–  Pois bem, assim também é  com nossa alma.  Outros livros podem alimentar nossa mente, mas só a Palavra de Deus  alimenta nossa alma.”

 

A Palavra de Deus pode ser comparada a vários objetos:

 

O ESPELHO – Tiago 1:22 – 25.  “Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes.  O ouvinte e não cumpridor é semelhante à pessoa que olha no espelho e  daí a pouco não se lembra mais como era, mas o que ouve e  a cumpre será feliz naquilo que faz”.

“Uma criança que não sabia se comportar à mesa.  Um dia sua tia colocou um espelho  diante dela, aí ela viu seu cabelo despenteado, cotovelos sobre a mesa, boca  cheia, mãos e rosto sujos, etc…  A criança ficou muito envergonhada e procurou corrigir-se.

A Bíblia reflete o que somos: nossas maldades e nossos pecados, ela é igual a um espelho.”

 

ÁGUA –  Apoc. 1:5.  “Aquele que nos ama e em seu sangue nos lavou…”  A água relaciona-se com lavagem, limpeza.  O espelho nos mostra os erros e então desejamos nos limpar – lavar é igual ao desejo de aceitar Cristo e lavar-nos no sangue de Cristo.

Efésios 5: 26 – “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.

 

FOGO – Jeremias 23:29 a – “Não é a minha palavra como fogo?”  O  fogo queimando em nossos corações aquece e derrete as coisas pecaminosas e purifica o nosso coração.

 

MARTELO –  Jeremias 23:29 b. – “É como   um martelo que esmiúça a penha?”  Algumas pessoas  têm o coração tão duro como uma pedra, mas Deus tem poder para quebrá-lo através de sua Palavra. Igual a algumas pessoas que  tem-se que falar, falar, falar, até que o coração amoleça.  “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”…

 

ESPADA –  Efésios 6:17 –  “Tomai também o capacete da salvação e a espada do

Espírito, que é a Palavra de Deus”.   A espada corta, entra direto no coração mostrando a necessidade de andarmos com Ele.

Certa vez um menino gago ganhou muitas almas para Cristo.  Quando lhe perguntaram

Como conseguiu isto, ele respondeu: – “A Bíblia não é gaga,   eu escrevo os versículos e  distribuo folhetos  com porções das escrituras”.

 

SEMENTE –  Luc. 8: !! – !A semente é a Palavra de Deus” que deverá ser plantada em nossos corações para germinar e crescer.  Ela fará as pessoas “nascerem de novo” quando aceitarem a Palavra que deverá ser bem plantada…

 

MAIS PRECIOSA QUE O OURO –  Salmo 119:72  –  “Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata”. Tudo passa neste mundo, mas a Palavra de Deus dura para sempre.

“Conta-se que um homem saiu de casa e  trabalhou a vida inteira até que juntou dois sacos de ouro.  Quando voltava para casa  o navio naufragou, mas o homem não poderia se salvar carregando os dois sacos de ouro, preferiu morrer afogado levando consigo o fruto de seu trabalho de tantos  anos.”  Deus nos fala em Mateus 6:33 que Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas e Sua Palavra é mais preciosa que todas as riquezas do mundo.

 

A  BÍBLIA É COMPARADA A ALIMENTOS – 

 

     LEITE – I Pedro 2:2 – “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”.

 

     PÃO – Isaias 55: 10 e 11 – “Porque assim como desce a chuva e a neve dos céus e para lá  não torna, mas rega a terra e a faz produzir e brotar, e dar  pão ao que come, assim será a Palavra que sai da minha boca; ela não  voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei”.

 

CARNE – Hebreus  5: 12, 14  –  “Alimento sólido é  para os perfeitos”.

 

MEL –  Salmo 19:10 – “Mais desejáveis do que o mel e o licor dos favos”

 

ESCUDO –  Prov. 30:5  – “Toda a Palavra de Deus é pura; ela é um escudo para os que nele confiam”.

 

CORAÇÃO  – Salmo 119:11 –  Proteção contra o pecado:  “Escondi a tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti”.

 

LÂMPADA   E   LUZ  –  Salmo 119:105 – “Lâmpada para os meus  pés e a tua palavra e luz para o meu caminho”.

 

ETERNA  – Isaias 40: 8 – “Seca-se a erva e caem as flores, mas a Palavra de Deus subsiste eternamente”.

CONCLUSÃO  –  Por que devemos ler a Bíblia constantemente?

 

Palestra proferida no  Departamento de Juniores – IMBB  03.08.1986

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)