Ilma Vieira Silva nasceu em Afonso Cláudio/ES em 1931, terceira filha de onze irmãos, de Otávio Henriques de Souza e Ilma Henriques Vieira, é a filha mulher mais velha, mudou-se para o Rio de Janeiro/RJ aos doze anos para estudar no ITC/RJ, em regime de internato.

Formou-se no Curso de Educação Religiosa no Instituto de Treinamento Cristão para Moças – ITC/RJ. É bacharel e licenciada em psicologia pela Universidade Gama Filho/RJ, onde também terminou o Curso de Formação de Psicólogo. Fez o Curso de Mestrado em Psicologia nas Áreas de Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade de Brasília – UNB/DF.

Morou no Rio de Janeiro/RJ durante 30 anos, onde foi professora no Instituto de Educação Religiosa IBER/RJ (antigo ITC, hoje CIEM) de 1950 a 1973.

Mudou-se para Brasília/DF em 1974, onde lecionou as seguintes disciplinas: Psicologia Geral, Personalidade, Psicologia da Infância e da Adolescência, Biologia Educacional, e Psicopatologia no Curso Orientação Educacional, e no Curso de Pedagogia, na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF/DF, de 1975 a 2001. Também foi professora na Faculdade Teológica Batista de Brasília – FTBB/DF, de 1976 a 1977.

Foi instrutora no Curso de Aperfeiçoamento Institucionalizado, e no Curso de Relações Humanas para Secretários de Escolas Particulares, da Rede Oficial de Ensino de Brasília/DF, de 1983 a 1987.

Atuou como psicóloga da Creche e Maternal – CASULO, na Sociedade Cultural Evangélica de Brasília – SOCEB/DF, de 1978 a 1997.

Atualmente, aposentada, mora em Vitória/ES. Realiza palestras e seminários em igrejas, escolas e outras entidades por todo o Brasil, falando sobre assuntos variados, sempre enfocando a temática cristã e familiar. É viúva, mãe e avó carinhosa: três filhos, três noras e oito netos.