
ADOLESCENCIA – PERÍODO DE DECISÕES Adolescentes do Paranoá – 03.09.1985
Introdução – A vida humana se divide em três épocas:
- Infância – até 10 anos
- Adolescência – até 20 anos
- Maturidade – depois dos 20 anos
O período da adolescência é muito importante. É uma fase linda, mas difícil. É o período de transição da infância para a fase adulta. Os adultos muitas vezes se esquecem que já foram adolescentes e não sabem como tratá-los ou compreendê-los.
O primeiro problema que eles têm que enfrentar é o rápido crescimento físico; Surgem mudanças na auto-imagem. Recebem apelidos: “espanador da lua”, se são muito altos; “pintor de roda-pé”, se são baixinhos, “fraco abusado”, “frango”, “gordinhos”, etc.
O segundo problema na adolescência é a escolha dos amigos. Eles sentem necessidade de pertencer a um grupo, mas nem sempre são aceitos.
A adolescência é um período de decisões. Como escolher os amigos? Em que vou trabalhar? Como devo namorar? Como agir com minha sexualidade? Como deixar meus vícios? O grande problema e encontrar alguém para o aconselhar, pois muitas vezes o adolescente não tem diálogo em casa, ou mesmo os pais não têm condições para aconselhar.
As três decisões mais importantes que o adolescente têm que tomar são:
- Que farei com Deus?
- Que farei da minha vida?
- Com quem vou compartilhar a minha vida?
Destas decisões vai depender sua felicidade no futuro. O que fazer com Deus? Esta é a decisão mais importante. Ele deve ser a prioridade de sua vida. Coloca-lO como Senhor de tudo, deixá-lO reinar e dirigir sua vida. Ele pode tudo, pois é o senhor da terra e do mar e do céu e de tudo o que existe Reconhecer também que Ele é amor. Como deixá-lo fora da sua vida? Devo ignorá-lo? Com Ele tudo fica mais fácil e sozinho tenho certeza que vou fracassar… Que farei? Se você ficar ao lado dele a segunda decisão será mais fácil:
Que farei da minha vida? A primeira atitude a tomar é entregar-se a Ele, de coração. Certa vez dois jovens quiseram zombar de um velho. Um deles pegou um passarinho e escondeu-o entre as mãos e perguntaram ao velho: “O passarinho está vivo ou morto?”, se ele disser que está morto, abro a mão e solto o passarinho, se disser que está vivo, aperto a mão e mato o passarinho, e qualquer que seja a resposta do velho haveremos de zombar dele.” Quando chegaram perto do velho, fizeram a pergunta, e o velho sábio respondeu: “O passarinho estará vivo ou morto, dependendo de sua vontade, a vida dele está em suas mãos”.
Adolescente, a sua vida também está em suas mãos você fará dela o que você quiser…Você é quem decide entregá-la a Deus ou não. Ele encaminhará seus passos. Vai orientá-lo nos problemas e nas decisões comuns a todas as pessoas. Na orientação profissional, nos estudos, no seu preparo para a vida na saúde, para que você alcance o seu ideal. Se você confiar sua vida nas mãos de Deus, Ele vai dirigi-la e ajudá-lo na terceira decisão.
Como quem me casarei? Esta também é uma decisão difícil, pois o casamento não é para durar só um mês ou só um ano, é para toda a vida. A formação de uma nova família é uma coisa séria e é preciso pedir a Deus Sua orientação para que Ele coloque na sua vida aquele (a) que Ele mesmo escolher. Deus quer que seus filhos sejam felizes e quando Ele dirige seus passos tudo irá bem.
Gostaria de apresentar a vocês um assunto que é bastante comum no período da adolescência. Muitos enfrentam certas situações e não sabem como sair delas e acabam prejudicando sua vida para sempre. O inimigo de Deus procura todos os meios para destruir a obra perfeita do Criador no mundo e de nos tentar como fez com Adão e Eva no Éden. É preciso estar alerta e firme para que ele não consiga destruir a obra prima da criação – O HOMEM.
Em I Coríntios 3: 16 e 17 lemos: “Ou não sabeis vós que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós?” Nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, portanto, deveria ser sagrado. Por isso deve estar sempre limpo, sadio e bem cuidado para que o Espírito Santo possa habitar nele. Esse corpo não pode ser destruído e somos responsáveis pela saúde dele. Pois teremos que dar contas a Deus do corpo que ele nos deu.
Vamos passar duas séries de slides e mostrar a vocês como o corpo pode ser destruído pelos vícios e dar um alerta de como cuidar melhor do Templo do Espírito Santo
Passar os slides sobre Fumo e Álcool
CONCLUSÃO – Você deve aceitar Deus como Senhor de sua vida para que Ele viva em nós e habite no seu templo.