08/08/2016 0 Comments AUTHOR: Ilma Vieira Silva CATEGORIES: Jovem Tags:,

ADOLESCENCIA – PERÍODO DE DECISÕES Adolescentes do Paranoá – 03.09.1985

Introdução – A vida humana se divide em três épocas:

 

  1. Infância – até 10  anos
  2. Adolescência  – até 20 anos
  3. Maturidade – depois dos  20 anos

 

O período da adolescência é muito importante. É uma fase linda, mas difícil.  É o período de transição da infância para a fase adulta.  Os adultos muitas vezes se esquecem que já foram adolescentes e não sabem como tratá-los ou compreendê-los.

 

O primeiro problema que eles têm que enfrentar é o rápido crescimento físico;  Surgem mudanças na auto-imagem. Recebem apelidos: “espanador da lua”, se são muito altos; “pintor de roda-pé”, se são baixinhos, “fraco abusado”, “frango”, “gordinhos”, etc.

 

O segundo problema na adolescência é a escolha dos amigos.  Eles sentem necessidade de pertencer a um grupo, mas nem sempre são aceitos.

 

A adolescência é um período de decisões.  Como escolher os amigos?  Em que vou trabalhar? Como devo namorar?  Como agir com minha sexualidade?  Como deixar meus vícios?  O grande problema e encontrar alguém para o aconselhar,  pois muitas vezes o adolescente não tem diálogo em casa, ou mesmo os pais não têm condições para aconselhar.

 

As três decisões mais importantes que o adolescente têm que tomar são:

  1. Que farei com Deus?
  2. Que farei da minha vida?
  3. Com quem vou compartilhar a minha vida?

 

Destas decisões vai depender sua felicidade no futuro. O que fazer com Deus? Esta é a decisão mais importante.  Ele deve ser a prioridade de sua vida. Coloca-lO como  Senhor de tudo, deixá-lO reinar e dirigir sua vida.  Ele pode tudo, pois é o senhor da terra e do mar e  do céu  e de tudo  o que existe  Reconhecer também que Ele é amor. Como deixá-lo fora da sua vida? Devo ignorá-lo?  Com Ele tudo fica mais fácil e sozinho tenho certeza que vou fracassar… Que farei?  Se você ficar ao lado dele a segunda decisão será mais fácil:

 

Que farei da minha vida?  A primeira atitude a tomar é entregar-se a Ele, de coração.  Certa vez dois jovens quiseram zombar de um velho. Um deles pegou um passarinho e escondeu-o entre as mãos e perguntaram ao velho: “O passarinho está vivo ou morto?”, se ele disser que está morto, abro a mão e solto o passarinho, se disser que está vivo, aperto a mão e mato o passarinho, e qualquer que seja a resposta do velho haveremos de zombar dele.” Quando chegaram perto do velho,  fizeram a pergunta, e o velho sábio respondeu:  “O passarinho estará  vivo ou morto, dependendo de sua vontade, a vida dele está em suas mãos”.

Adolescente, a sua vida também está em suas mãos você fará dela o que você quiser…Você é quem decide entregá-la a  Deus ou  não.  Ele encaminhará seus passos.  Vai orientá-lo nos problemas e nas decisões comuns a todas as pessoas.  Na orientação profissional,  nos estudos, no seu preparo para  a vida   na saúde,  para que você alcance  o  seu ideal.  Se você confiar sua vida nas mãos de Deus, Ele vai  dirigi-la  e ajudá-lo na terceira decisão.

 

Como quem me casarei?  Esta também é uma decisão difícil, pois o casamento não é para durar só um mês ou só um ano, é para toda a vida.  A formação de uma nova família é uma coisa séria e é preciso pedir a Deus Sua orientação para que Ele coloque na sua vida aquele (a) que Ele mesmo escolher.  Deus quer que seus filhos sejam felizes e quando Ele dirige seus passos tudo irá bem.

 

Gostaria de apresentar a vocês um assunto que é bastante comum no período da adolescência.  Muitos enfrentam certas  situações e não sabem como sair delas e acabam prejudicando sua vida para sempre.  O inimigo de Deus procura todos os meios para   destruir a obra perfeita do Criador no mundo e de nos tentar como fez com Adão e Eva no Éden.  É preciso estar alerta e firme para que ele não consiga destruir a obra prima da criação – O HOMEM.

 

Em I Coríntios 3: 16 e 17 lemos: “Ou não sabeis vós que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que  habita em vós?” Nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, portanto, deveria ser sagrado.  Por isso deve estar sempre limpo, sadio e bem cuidado para que o Espírito Santo possa habitar nele.  Esse corpo não pode ser destruído e somos responsáveis pela saúde dele. Pois teremos que dar contas a Deus do corpo que ele nos deu.

 

Vamos passar duas séries de slides e mostrar a vocês como o corpo pode ser destruído pelos vícios e dar um alerta de como cuidar melhor do Templo do Espírito Santo

 

Passar os slides sobre Fumo e Álcool

 

CONCLUSÃO – Você deve aceitar Deus como Senhor de sua vida para que Ele viva em nós  e habite no seu templo.

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)