02/12/2016 0 Comments AUTHOR: Ilma Vieira Silva CATEGORIES: Vida Cristã Tags:

AO SER CRITICADO…

  1. Entenda que receber crítica é sempre uma oportunidade para crescimento, amadurecimento e enriquecimento. Todos precisamos de crítica, de feedback. Busque sempre e de todos a avaliação de seu trabalho. Você só tem a ganhar.
  2. Fique preparado para receber críticas, especialmente se você também faz críticas e até quando você não critica ninguém. Todas as pessoas de bem extremamente bem-intencionadas que viveram neste mundo foram criticadas. Inclusive o Salvador. Você está em boa companhia.
  3. Procure fazer com que a pessoa se sinta segura e à vontade para criticá-lo. Certamente não é um momento fácil para você, mas é muito mais constrangedor para ela. Se a acolhida não for boa, pode ser que ela não diga tudo o que deveria e você deixe de ser ajudado.
  4. Esteja consciente de que uma crítica construtiva é uma benção. Vendo-a assim é sempre mais fácil aceita-la. Agradeça sempre as críticas que o ajudam a ser uma pessoa ou um profissional melhor. Elas são uma dádiva, um presente.
  5. Compreenda que quem o critica construtivamente está provando que gosta de você e quer o seu bem, mesmo que às vezes não tenha aquela habilidade necessária para faze-la. (Não leu: “Ao criticar”, em OJB 31).
  6. Resista à tendência de se colocar na defensiva, de fugir ou de se abater emocionalmente ao receber uma crítica. As críticas não nos rebaixam, elas podem servir de degraus para subirmos mais, depende de nós. Não deixe seu orgulho ferido ou o ego inchado estragar sua chance de ser ainda melhor.
  7. Saiba diferenciar com a maturidade uma crítica construtiva, que objetiva ajudá-lo a superar uma deficiência, de uma crítica destrutiva, que quer desmerecer tudo que foi feito. Aproveite daquela e busque algum proveito desta. Mesmo ela sendo resultado de sentimento de insegurança, inveja e rancor, ainda assim podem até sinalizar alguma coisa útil. E tenha compaixão das pessoas que nutrem esses sentimentos.
  8. Veja primeiro o crítico, antes da crítica. Alguns são críticos contumazes ou de pouca respeitabilidade para criticar. Não se abale demais com estes. Valorize a crítica de quem tem qualificação e respaldo para fazê-la.
  9. Leve a sério uma crítica que é feita por várias pessoas.
  10. Aguarde com paciência para que o tempo se encarregue de provar que você não estava errado, quando a crítica for injusta ou produto de uma visão limitada dos críticos.
  11. Descubra que a crítica construtiva além de gerar aprendizado, pode ainda produzir o aprofundamento dos relacionamentos bem como uma grande satisfação interior por estar fazendo as coisas de forma cada vez melhor.
  12. Aprenda a rir de seus erros. Não se leve demasiadamente a sério. Tenha senso de humor e conserte o que você consciente ou inconscientemente fazia errado. Todos cometemos nossas gafes.
  13. Afaste-se de pessoas negativas. Elas só sabem destacar o ruim e tendem a colocar você para baixo. Cerque-se de pessoas que também sabem ver o lado bom das coisas e das pessoas.
  14. Ouça atentamente a crítica. Espere a pessoa dizer o que deseja. Não interrompa. Controle seu ímpeto de justificar ou reagir negativamente à crítica, mesmo que ela esteja sendo feita de modo rude. Concentre-se na questão e não na forma. Não baixe o nível.
  15. Compreenda que uma pessoa recebe um impulso maior para criticar quando está realmente aborrecida, pode ser então que, neste estado, sua maneira de criticá-lo não vá ser a mais adequada.
  16. Reconheça que para não ser criticado basta não fazer nada, não dizer nada, não olhar nada, não se relacionar com ninguém e nem ir para lugar algum. Mesmo assim, vão te chamar de morto.
  17. Corrija seus rumos, mas não perca seu objetivo. Os erros não nos podem desviar de nossa missão. Muitos ficam tão abatidos com as críticas que enterram todo o projeto. Não podemos deixar que as críticas, por um erro cometido, inviabilizem um grande sonho.
  18. Certifique-se de que você está bem física, emocional e espiritualmente. A boa forma física e mental, bem como uma saudável vida cristã, nos ajudam a suportar as inevitáveis críticas.
  19. Ajude a pessoa a focar a crítica no problema e não em você. O que fazemos ou dizemos nem sempre é igual ao que somos. Todos temos momentos infelizes, mas a essência da pessoa pode ser outra. Você pode ajuda-la resumindo e reproduzindo a crítica na perspectiva certa.
  20. Mantenha saudável seu autoconhecimento. Você geralmente sabe o que é capaz ou não de fazer. Ninguém pode fazer você crer o que você não é. Também você sabe que pode cometer erros e pode e deve corrigi-los. Quem tem autoconsciência cristã e segurança interior sabe pedir perdão e  consertar o que pode ser consertado.
  21. Saiba que você deve rejeitar a crítica se você estiver absolutamente seguro de ter feito ou estar fazendo o que é certo. O seu crítico deve saber as razões de sua discordância e seu ponto de vista diferente. Naturalmente, este retorno deve ser dado em alto nível  de educação e respeito.
  22. Decida mudar e corrigir os equívocos com humildade quando as críticas procederem. Se a situação não puder ser remediada, comprometa-se em agir diferente numa próxima situação semelhante e agradeça a crítica.
  23. Reconheça que Deus pode usar uma pessoa e sua crítica, suave ou dura, para livrarmos de um mal maior e ajudar-nos a não transformar alguns pequenos equívocos em grandes problemas, visando colocar-nos no caminho de Sua boa, agradável e perfeita vontade, porque nos ama e quer nosso bem.

 

Walmir Vieira   

            Pastor e diretor geral do Sistema Batista Mineiro de educação

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