16/04/2016 0 Comments AUTHOR: Ilma Vieira Silva CATEGORIES: Criança, Vida Cristã Tags:, , , , ,

AS CHAVES DA FELICIDADE

Certa vez um menininho perguntou a seu pai: “Papai, o que eu preciso fazer para ser feliz?”. “Tudo o que você precisa fazer para ser feliz está ao seu alcance. Vai depender somente do seu esforço a busca da verdadeira felicidade. A felicidade, continuou o pai, mora numa grande casa com muitas portas.  As portas são diferentes das que você conhece e só podem ser abertas com chaves especiais.  Posso dizer-lhe os nomes dessas chaves e elas poderão  ser usadas por qualquer pessoa que queira ser feliz, mas é preciso que  cada criança se esforce para alcançar a verdadeira felicidade.

  1. OBEDIÊNCIA – A primeira chave chama-se obediência. Seja obediente a seus pais e professores. Aprendendo a obedecer desde pequeno, você chega a se tornar um cidadão respeitado, porque saberá respeitar às autoridades e obedecer às leis. Vamos ver o que a Bíblia nos ensina sobre isso: Ef. 6:1: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais”.
  2. PACIENCIA – Paciência é a capacidade de esperar, é sofrer sem reclamar, é aguardar sua vez. Em I Tess. 5:14 lemos: ”Rogamos-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes com  todos”.  Seja paciente com seus irmãos, pais, colegas, e especialmente com as pessoas mais velhas.  Lembre-se  que você também será velho um dia…
  3. BONDADE – Em Ef. 5: 9 lemos: “Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, justiça e verdade”. Seja bondoso. A bondade é uma chave muito especial. Ela abre muitas portas. Trate as pessoas com delicadeza, da mesma maneira como você gostaria de ser tratado.  “Façamos bem a todos” Gal. 6: 10.  Faça também isso, faça bem a todos: pessoas, plantas e animais. Todo mundo quer ser tratado com carinho e simpatia.  Tente compreender as pessoas ao seu redor.  Utilize boas maneiras; diga “obrigado”, “dá licença”, “faz favor”, “desculpe”, dê passagem aos mais velhos, etc.  Estes são atos de bondade que vão fazer você feliz, ao mesmo tempo que leva felicidade aos outros.
  4. ALEGRIA – Salmo 4: 7: “Puseste alegria no meu coração”, Salmo 100: 2: “Servi ao Senhor com alegria”. Esta é uma chave que abre quase todas as portas! Uma pessoa feliz está sempre sorrindo e transmitindo alegria por onde passa!.  Ninguém gosta de caras emburradas, triste, fechadas, mas todos gostam de um rostinho sorridente.  Sorria!   A coisa mais linda que existe é o sorriso de uma criança.  Se você sorrir para alguém a outra pessoa sorrirá para você também.  Li há pouco um pensamento sobre o “valor do sorriso”, diz assim:

“Não custa nada e rende muito.

Enriquece quem o recebe sem empobrecer a quem o dá;

Dura somente um instante, mas seu efeito perdura para sempre;

Ninguém é tão rico que não o precise;

Ninguém é tão pobre que o não possa dar;

Não se compra nem se empresta;

Nenhuma moeda no mundo pode pagar seu valor;

Não há ninguém que precise tanto de um sorriso como aquele que não sabe sorrir.

Quando você usa esta chave vê sempre o lado bom das coisas.  A vida se torna mais suave, o mundo fica melhor quando você sorri.  Use sempre a esta chave.  Um sorriso franco é o símbolo da alegria.

5 – SERVIÇO – O que é serviço?  É trabalho, é ação, é fazer algo  útil para os outros.  Em I Samuel 2:11 temos o exemplo de uma criança que fazia algo útil para o Senhor: “Então  Elcana foi-se a Rama, à sua casa; porém o menino Samuel ficou servindo ao Senhor perante o sacerdote Eli”.

Samuel tornou-se um juiz em Israel. Sem trabalho não se consegue nada na vida.  Para alcançar a felicidade é preciso trabalhar, agir, buscar. O homem trabalhador começou a sê-lo quando criança.  Assumindo responsabilidades dentro de casa.  Todas as crianças podem fazer pequenas tarefas: ajudar o papai a lavar o carro, engraxar sapatos, colocar suas coisas no lugar, guardar os brinquedos, tomar conta do nenê, ajudar a mamãe a colocar as comprar no lugar, etc.  Todo trabalho que uma criança faz é valioso, é uma maneira de se tornar uma pessoa produtiva e útil na vida.  O trabalho dignifica a quem o faz e conduz à verdadeira felicidade.

  1. VERDADE – A Bíblia menciona a palavra verdade 64 vezes e 41 vezes a palavra mentira. A verdade é uma chave que abre as portas da felicidade, mas a mentira muitas vezes impede que a porta seja aberta e chega até a quebrar a chave!  Col. 3:9: “Não mintais uns aos outros”; Ef. 4:5: “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o se próximo”.  João 8: 44: “Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

Fale sempre a verdade, por mais dura que ela seja.  Você deverá ter muito cuidado com essa chave, porque ela é fácil de ser quebrada!  Cada mentirinha que você prega vai enferrujar esta chave e como é fácil mentir!…

Você pode dizer: “Ah!, uma mentirinha só não faz mal!”… mas faz sim!  Você perde o crédito das pessoas: “Fulano não tem palavra!” a mentira sempre aparece.  Você conhece a estória do menino mentiroso? “Um menino gostava muito de mentir. Um dia, foi tomar banho no rio com seus colegas, e para pregar uma peça neles gritou: “Estou me afogando, estou me afogando, socorro!” Os colegas correram para o acudirem, mas ao chegarem à beira do rio o menino disse rindo: “É mentira, fiz isso só para assustar vocês…”

Daí a poucos minutos o menino mentiroso tornou a gritar: “socorro, socorro!”, de novo os colegas correram  para lá, e, como da primeira vez, o menino zombou dos seus colegas.  Pouco mais tarde os coleguinhas ouviram novamente o pedido de socorro.  Porém disseram: “Ele está nos enganando novamente,” e não foram até à margem do rio.  Mas acontece que dessa última vez o menino mentiroso estava se afogando de verdade e acabou morrendo.

O mentiroso engana os outros e a si mesmo.  Todo mundo confia numa criança que fala a verdade, mas ninguém confia no mentiroso.

A verdade deve ser usada por todas as crianças, porque ela também abre a porta da verdadeira felicidade.

  1. AMOR – Esta é a chave mais importante para ser usada. Ela é mais especial que as outras. Sabe por que?  Porque ela pode ser usada com cada uma das anteriores: pode usá-la com OBEDIENCIA, obedecendo por amor ao papai e à mamãe e aos professores, e não só pela obrigação de obedecer.   Pode usá-la com a PACIENCIA, e verá como se torna mais fácil ser paciente, se você amar…   Poderá usá-la com a BONDADE – formam uma dupla genial! Você só será bondoso de tiver amor…

Também pode juntá-la com a ALEGRIA.  Assim você demonstrará uma alegria bem maior quando ela estiver recheada com o amor.

Ainda pode juntá-la com o SERVIÇO – Tudo o que você for fazer – qualquer trabalho, atividade, brincadeira, dever de casa, etc., precisa estar ligado a esta chave.  Se você juntá-la com a VERDADE  vai ser mais fácil não mentir.

Finalmente, o amor desenguiça qualquer fechadura.  Ele abre todas ass portas.  Em I Cor. 13:13 lemos que o amor é a maior virtude.  A chave do amor abre as portas da união, forma o elo que une as pessoas, traz solução para muito problemas.  Sua vida será vazia se não estiver repleta de amor.

E o pai concluiu: “Finalmente, meu filho, existe alguém que deseja que você seja muito feliz.  Alguém que o ama muito e que o ajudará a usar estas chaves na hora certa.  Este alguém é Jesus.  Ele é o seu maior e melhor amigo , que estará presente ao seu lado para ajudá-lo a usar as chaves da OBEDIENCIA, PACIENCIA, BONDADE, ALEGRIA, SERVIÇO, VERDADE E AMOR.  Ele mesmo foi o exemplo de tudo o que eu lhe disse.  Ele também o ama muito e quer ajudá-lo a ser feliz, basta que peça a Sua presença e Ele estará sempre ao seu lado, guiando-o  na estrada da vida.  Assim, com Ele presente, sempre junto, ao seu lado, você pode ter certeza de que alcançará a verdadeira felicidade e será plenamente feliz!”.

 

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)