19/01/2017 0 Comments AUTHOR: Ilma Vieira Silva CATEGORIES: Palestras Tags:

AUTO ESTIMA (PARA PROFESSORES)

INTRODUÇÃO – Estudos têm demonstrado que aquilo que as pessoas creem acerca de si mesmos e de suas habilidades, contribuem também para seu sucesso ou fracasso na vida.

O QUE É A AUTO- ESTIMA? – É um julgamento pessoal de valor que se expressa nas atitudes que a pessoa mantém em relação a si mesmo. Pv. 23:7 “ O homem é aquilo que ele pensa”.

  1. AUTO- CONHECIMENTO – Somos o somatório de nossas aprendizagens. Que tipo de pessoa você é? Como reage diante de certas situações? Como responde aos estímulos negativos e positivos? Você é agressiva? Calma? Paciente? Compreensiva? Explosiva? Responde sem pensar? Demora responder?

Faça uma auto- análise – Você aprenderá mais sobre si mesmo e compreenderá melhor os outros. Sócrates usou a frase “ Conheça-te a ti mesmo,” que estava escrita sobre o pórtico de Delfos, onde havia uma pitonisa que era consultada  por muitas pessoas  e Sócrates usou esta frase como lema de sua escola.

Você se conhece? Sabe de todos os seus defeitos e de suas qualidades? Você se julga melhor que os outros? Que julgamento você faz de si mesmo? Como se vê? É bom criar uma nova imagem positiva e atraente de si mesmo.

Existe diferença entre auto- estima e autoconceito: o autoconceito é a imagem que fazemos de nós mesmos baseados no que ouvimos dos outros a nosso respeito, são avaliações que fazem de nós. A autoestima é o que  pensamos sobre nós mesmos é uma auto avaliação,  é o que sentimos que somos.

  1. Pessoa com auto estima elevada sabe se COMUNICAR:

… Comunicação pode ser verbal e não verbal – Gestos e exemplos falam mais alto que palavras.

… Saber falar com crianças, pais, colegas, direção etc. usar palavras adequadas, quando quiser se comunicar com cada grupo.

… Saber falar sem rispidez ou autoritarismo.

… Moderação e modulação na voz (“Seja a vossa palavra temperada com sal”)

… Evitar fofocas – Elas prejudicam a si e aos outros.

… Falar sempre a verdade.

… Usar palavras que não ofendam.

…Colocar -se no lugar do outro – Empatia

… Não falar demais. Quem fala demais erra mais.

… Usar telefone e E-mail no tempo ocioso, mas sem abusar do outro.

…Não alterar a voz.

… Não dar ordens – Usar a ética: “por favor”; “Obrigada”, “desculpe”, etc…

  1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA ELEVAR A AUTO ESTIMA DO PROFESSOR

.Melhorar o relacionamento social entre os professores.

.Dar oportunidade para que os professores façam novos cursos de aperfeiçoamento para aprimorar os seus conhecimentos.

.Trazer palestras que ajudem o crescimento pessoal do professor.

.Dinâmicas de grupo em que os participantes falem sobre os problemas da escola em busca de soluções.

.Trazer ideias novas para melhorar o ambiente da escola.

.Cooperar para atualização dos professores.

.Cursos novos em áreas novas para ampliar horizontes – não ficar bitolados. Especialmente os líderes, devem se atualizar e reunir com seus funcionários discutindo com os grupos para apresentar as novas propostas.

.Promover reuniões sociais entre os professores para que haja maior entrosamento e fortalecimento com as amizades.

.Trabalhar num ambiente amigo produz mais frutos aumenta a satisfação pessoal e melhora o ensino na escola.

  1. ATITUDES DOS PROFESSORES QUE ELEVAM A AUTO ESTIMA EM RELAÇÃO À ESCOLA.

. Participar das atividades escolares com boa vontade

. Analisar as novas propostas de trabalho, discuti-las em grupo e aceita-las ou rejeita-las de acordo com o consenso grupal.

  1. ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO ÀS REUNIÕES DE GRUPO.

. Ouvir o que os outros têm para dizer. Ouvindo o outro pode conhece-lo melhor. Quando você conhece as pessoas vai saber como comportar-se para não ferir ou magoar alguém.

. Ouvir mais do que falar – Temos dois ouvidos e uma boca.

. Não tentar confundir o que está sendo discutido.

  1. ELEMENTOS QUE MATAM A AUTO ESTIMA

. FOFOCA – Boatos, intrigas, desonestidade nos atos, “panelinhas”.

. INVEJA   – Sentimento amargo. Não ajuda em nada.

     …a sublimada – você olha para o outro e pensa: “mas será o que ele faz merecer isso?”

    …b neurótica – alguém pode ser o alvo da inveja, você não pode nem olhar para ele. (traz doença)

…c perversa – pior de todas… vive tramando a melhor maneira de eliminar o objeto da obsessão tornando prejudiciais suas atitudes

. CRÍTICA   – Não existe crítica construtiva. Do Grego “ KRITIQUE TEKHME” = A arte de julgar. Nem sempre julgamos certo e pode-se condenar uma pessoa com crítica leviana “ A vida e a morte estão no poder da língua…” com ela podemos amaldiçoar e abençoar. Não se deve criticar por criticar. Devemos ALERTAR: “amigo é aquele que nos diz coisas das quais naquele momento não gostamos de ouvir mas são necessárias”.

Quando ocupamos um cargo de liderança, os cuidados devem ser redobrados. Alerte para uma atitude ou comportamento errado, mas não se esqueça de reforçar positivamente no final.

É a melhor maneira de atenuar a tensão que uma situação como essa sempre causa.

. FALSIDADE – Calúnia, mentira, falso testemunho, hipocrisia, fatos que semeiam discórdia e a desconfiança. Onde existe a falsidade existe o medo de que a qualquer hora alguém lhe “puxe o tapete”. É necessário ter caráter, integridade. Perder a credibilidade faz mal a qualquer um (os puxa-sacos são sempre falsos).

. DESRESPEITO  – Aos pais, amigos, superiores, subalternos, etc… Os que adotam essa posição contribuem muito para envenenar o grupo ao qual pertencem. Como ser respeitado se você não respeita?

. EGOÍSMO  – Onde há desunião há egoísmo. O sentimento solidário deve ser valorizado. Cuidado com este sentimento, especialmente se você estiver na liderança.

. INDISCIPLINA – Pessimismo, intolerância, desequilíbrio emocional, desmotivação, são fatores que impedem a formação de uma auto – estima positiva e pode levar o indivíduo ao fracasso.

  1. ELEMENTOS QUE FORTIFICAM E ELEVAM A AUTO ESTIMA

. COOPERAÇÃO  – Juntos podemos fazer tudo. Unir esforços. Trabalhar em equipe e coloca-la para funcionar. É preciso:

…a   Definir os objetivos – Dá força e identidade às metas.

…b   O processo permite atingir as metas, tomar decisões, planejar e organizar as regras e o trabalho em si.

…c  Comunicação – Encorajar a cooperação entre si: Promove melhoria contínua e ajuda a      resolver conflitos:

…d  Envolvimento – beneficia-se das habilidades e talentos de todos os membros. Valoriza as diferenças individuais permitindo resolver os problemas e aponta soluções.

…e  Compromisso – Cria a confiança na equipe e nos seus objetivos.

…f  Confiança – assumir riscos, ter mais iniciativa. É preciso ter uma visão ampliada para que não se cometa injustiças, desigualdades e aumente a confiança do grupo como um todo.

. ENTUSIASMO  –

. Motivação para a ação

. Otimismo

. Coragem que deve passar do líder para todos que o acompanham

. Confiança – pessoas confiantes mudam o mundo.

. Diálogo – a falta dele pode ser fatal – comunicar, falar, estimular, disseminar, informações que só são válidas quando comunicadas.

. Sinceridade – falar a verdade,  somente a verdade.

. Humildade – Jesus ensinou que não somos melhores que ninguém.

. BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROPORCIONA:

. Bom ambiente de trabalho

. Amizade entre as pessoas

. Aumenta a produtividade

. Melhora a escola e o ambiente

  1. COM A SUA AUTO ESTIMA ELEVADA O PROFESSOR:

…a Admite os próprios erros – É o caminho para o crescimento pessoal. Quando você admite seus erros você se torna uma pessoa melhor. Quebra abarreira que possa existir entre você e o outro e você melhora seu relacionamento interpessoal.

   …b Não se julgue melhor que os outros. Não existe ninguém perfeito. Todos têm seu valor. Carl Rogers afirma que todos têm capacidade de mudar. Você sempre pode mudar… basta querer… você têm seu livre arbítrio. “ O homem é aquilo que ele pensa”… quando você muda, os outros mudam (como num jogo de damas, mexer numa pedra modifica todo o jogo). “Tudo é possível ao que crer Fl. 4:13; “Tudo é possível ao homem de vontade”, Mirabeau.

…c Não se considere melhor que os outros. Todos são iguais perante os demais. Democracia. Não julgar: “ Tudo o que quereis que os homens vos façam da mesma maneira lhes fazei vós também”.

   …d Não trazer problemas pessoais para a escola. Muitas vezes inconscientemente os problemas pessoais interferem nas atividades profissionais, atrapalhando o bom andamento da escola.

   …e Acredite em si mesmo. Saiba que é capaz. Confie nas suas possibilidades. A autoconfiança faz com que os outros também confiem em você.

   …f Saiba administrar seu tempo. A vida é uma só e o tempo não para. Aproveite o tempo para coisas úteis. Quanto tempo você gasta sem fazer nada?

. Faça planejamento

. Organize seu tempo

. Dirija o seu dia e controle seu tempo.

…g Tenha objetivos definidos e determine suas prioridades

…h Tenha atitudes positivas diante da vida

   …i Conserve suas amizades

   …j Sabe elogiar “Aprender a elogiar é a melhor forma de amar”

   …L Aceita as diferenças individuais

CONCLUSÃO : Um professor com a sua auto – estima elevada ensinará seus alunos a melhorarem sua percepção de si mesmos conduzindo-os a uma percepção mais positiva, elevando sua auto estima.

BIBLIOGRAFIA

1 GOLEMAN, Daniel – Trabalhando com a inteligência emocional.

2 ROBLINS,  Stephen P. – Comportamento organizacional

3 CHIAVENATE, Idalberto – Teoria geral da administração. Vol I

4 Apostila Intermed. – Consultoria J. M. Treinamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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