16/04/2016 0 Comments AUTHOR: Ilma Vieira Silva CATEGORIES: Vida Cristã

“VENCEDOR” OU “PERDEDOR”?

Li, há algum tempo, a estória de dois adolescentes que queriam  zombar de um velho, então pegaram um passarinho e levaram até o velho e perguntaram:

– Velho, tenho um passarinho em minhas mãos, ele está vivo ou morto? Se ele disser “que   está vivo”, eu o apertarei em minhas mãos e o matarei.  Se ele disser que “está morto”, eu abro a mão e solto o passarinho, de qualquer maneira zombaremos do velho.  Aproximaram-se do velho e fizeram a pergunta:

– Sabiamente o velho respondeu: “eu não sei, o passarinho está nas suas mãos, poderá fazer dele o que quiser…”

Querido adolescente, sua vida também está em suas mãos, você poderá fazer dela o que quiser. Ninguém quer ser um “perdedor”, naturalmente você não quererá ser um “perdedor”, mas um “VENCEDOR”.  A responsabilidade é toda sua. Tudo o que fizer será para você. Você não  estuda para seus pais nem para a escola. É você quem vai lucrar se aproveitar seu tempo com coisas úteis que poderão torná-lo um vencedor. Sua vida está em suas mãos. Poderá fazer dela o que quiser. A responsabilidade é toda sua. Tudo o que fizer  será para você mesmo. Seu estudo será para  você e não para seus pais, nem para a escola. O lucro será todo seu, aumentará seu valor, sua auto estima  – diante de si mesmo e diante dos outros. Você será um VENCEDOR e não um PERDEDOR.

Sua vida está em  suas mãos. Você é responsável por si mesmo. E a bíblia nos diz que “cada um dará contas de si mesmo a Deus”. Você será uma pessoa de sucesso ou não, depende de você. Eis algumas sugestões para tornar-se um VENCEDOR:

                                                          Indi   V   idualidade

                                                             Ac   E   itar-se

                                                    Usar a i   N    teligência

                                                      Obede   C   er

                                                        Saber   E  sperar

                                               Saber agra   D   ar

                                                Ter auto c   O   ntrole

                                                  Submete   R   -se a Deus

Em Pr. 23:7 lemos: “Como o homem pensa, assim ele é”. Sua mente conduz sua vida. Seus pensamentos conduzirão  seus caminhos e darão diretrizes para todo o seu comportamento. O que você pensa sobre si mesmo? Quais são seus objetivos? Quer melhorar sua vida, suas notas, seu comportamento e suas atitudes? Vou dar algumas sugestões para você se tornar um VENCEDOR:

INDIVIDUALIDADE – Você é um ser único. Deus foi bastante criativo em criar cada pessoa diferente da outra. Você é diferente de todo o mundo, com oportunidades e talentos só seus. Você é responsável  por isso. Terá que dar contas a Deus dos seus talentos de acordo com sua individualidade. Precisa desenvolver  estes  talentos e dons. Procura ser uma pessoa digna e que honre a Deus e seus pais, vivendo bem em seu ambiente,  lar, escola, igreja, comunidade, etc.

ACEITAR-SE – Para ser um vencedor precisa aceitar-se como é:com suas qualidades e defeitos. Ninguém é perfeito. Como pessoa equilibrada precisa descobrir suas qualidades e usá-las pra o bem de todos que convivem com você e também descobrir suas falhas procurando melhorar sua personalidade, será bom pra você e para os outros

Usar a INTELIGÊNCIA – Todas as pessoas são inteligentes. Uns mais e outros menos, mas Deus dotou todas as pessoas  com um certo grau de inteligência que pode ser desenvolvida e usada para o bem e para a glória de Deus.

Temos que dar contas a Ele deste dom. Já vimos que em Pv.23:7 o sábio Salomão disse que “O homem é aquilo que ele pensa”.  O que você pensa sobre si mesmo? Se pensa coisas boas a seu respeito, você será uma pessoa boa, mas se você não se valorizar, nem pensar bem de si mesmo,vai ser um fracassado… Em Mt.12: 35  Jesus nos fala: “O homem bom  tira boas coisas do seu tesouro, e o homem mau  tira coisas más”.  Coloque objetivos elevados como meta de sua vida, lute por estes objetivos que você os alcançará.

OBEDECER – Sempre que falo ou escrevo para adolescentes e crianças, digo que as primeiras letras que todos devem aprender  são essas: “O”, “B”, “D”, ”C”… A obediência é um importante passo para o sucesso. Ela é o segredo da vida. Todos sabem que o primeiro pecado do homem foi a desobediência, por causa dela foi preciso que Deus enviasse Jesus para nos resgatar do pecado e trazer-nos de novo para a presença de Deus. O pecado nos afasta  de Deus e é necessário seu  perdão para nos achegarmos a Ele novamente.

Como é difícil obedecer! Hoje em dia está pior: filhos não obedecem nem respeitam pais e professores, nem a direção da escola, nem as leis e as autoridades, zombam dos mais velhos e não se lembram da Palavra de Deus que fala tanto sobre obediência… Tudo seria diferente se todos  aprendessem a obedecer.

SABER ESPERAR – Há um ditado comum que todos conhecem: “Quem espera sempre alcança”. Muitos dos nossos objetivos não são alcançados porque não temos paciência de esperar o momento de receber o que esperamos. Estamos vivendo no mundo da pressa, vivemos correndo por tudo, o tempo não espera nem dá para fazer tudo  que precisamos, nossa paciência se esgota rápido, nãotemos tempo para conversar nem para ouvir, em resumo,não sabemos esperar e isso desencadeia falta de paciência nos outros. Muitos problemas não existiriam se soubéssemos esperar. A impaciência faz com que todo o mundo fique mais nervoso e o nervosismo não leva a nada. Calma!…

SABER AGRADAR – Em Lc.6:31 temos a regra áurea da Bíblia: “Tudo o que vós quereis que vos façam da mesma maneira lhes fazei vós também”. Essa é a base de todo o bom relacionamento humano.  Tratar os outros com delicadeza, deferência, amizade, bondade, fará com que todos o tratem da mesma maneira.  Será respeitado se souber respeitar o outro, amado, se souber amar.

Experimente mudar suas atitudes hostis para atitudes de bondade e verá o sucesso! As boas atitudes reaproximam as pessoas.

TER  AUTOCONTROLE – O que é autocontrole? É equilíbrio, “meio termo”, “nem  de mais”, nem de menos”, “nem tanto ao mar”, “nem tanto a terra”, “todo o que é demais enjoa”, etc. são expressões que ouvimos cada dia para nos ensinar que tudo deve ser feito na medida certa. Você fala alto demais? Comece exercitando sua voz, controlando o timbre e a altura. Como é seu andar, seus gestos, suas palavras?  Você costuma ofender os outros com palavras agressivas? Responder mal aos seus pais e irmãos?  Modere sua voz. Conscientemente quando começar a mudar ou a começar a exercer o autocontrole, vai observar  que todo o ambiente em que estiver será modificado: em casa, na escola, na igreja. Tente equilibrar  seus impulsos, suas palavras, você se tornará mais controlado e isso  será um bom sinal de maturidade que é o que todos esperam de adolescentes como você.

SUBMETER-SE  DIARIAMENTE  A DEUS – Finalmente, esta é a última sugestão para se tornar um “VENCEDOR”. Ninguém vence sem Deus. Ele é nosso Criador, Fonte de todo o poder, sem essa “Fonte” nunca teremos a vitória. Ele é o nosso dono, porque nos criou, nos comprou com seu precioso sangue. Somos dEle duas vezes. Devemos tudo a Ele. Ele quer que sejamos vencedores. Vamos orar diariamente pedindo-Lhe que nos faça vencedores para Sua honra  e glória e não adolescentes fracassados. A submissão a Deus nos dará a certeza de que Ele está sempre perto de nós. Você está perto de Deus? E Ele está perto de você?

Que Deus ajude a cada adolescente a se tornar um vencedor através da sua AUTO- ACEITAÇÃO INDIVIDUALIDADE,, INTELIGÊNCIA, OBEDIÊNCIA, SABENDO ESPERAR,  SABENDO CONVIVER, AGRADANDO AS PESSOAS e sobretudo,  tendo AUTO DOMÍNIO  sobre os impulsos, gestos, palavras, etc., e acima de tudo SUBMETENDO-SE A DEUS diariamente,  para que Ele cumpra a Sua vontade através das jovens vidas de nossos adolescentes.

Assim, nós, adultos, – pais de nossos jovens – devemos  orar diariamente ao nosso Deus para que ele estenda Suas  poderosas mãos sobre essas preciosas vidas, para que elas sejam usadas somente para a glória de Deus, dando exemplos vivos de vida cristã, sendo luz para os que estão perdidos nas trevas do pecado.  Estaremos, assim,  valorizando a nossa juventude para que sirvam de exemplo para os mais jovens, mostrando os valores bíblicos para o crescimento espiritual das nossas crianças e para a juventude que Deus nos entregou  para sermos exemplo de valor e espiritualidade, para que essa nova geração seja mais ligada em seguir os princípios  bíblicos, sendo VENCEDORES POR CRISTO.

Could not resolve host: urls.api.twitter.com